Morar em uma Host Family ou Acomodação Estudantil? Expectativa vs Realidade

Morar em uma Host Family ou Acomodação Estudantil? Essa é a grande duvida quando você começa a resolver os assuntos do intercambio. E com a gente não foi diferente. Quando começamos a resolver as coisas do nosso intercambio, essa duvida era muito frequente.

Entre tantas pesquisas, optamos por ficarmos hospedados em uma Host Family durante as duas primeiras semanas. Vamos contar um pouquinho de como foi nossa experiencia… Vem com a gente!


Antes de começarmos, você já assina nosso blog para receber as novidades por e-mail? Ainda não? É muito fácil assinar!
Você só precisa localizar o campo “Assine o Blog Via E-mail” que esta na coluna direita do nossa pagina ou no final do post – caso esteja visualizado pelo celular e preencher seu e-mail e pronto, você será o primeiro a ser notificado sobre nossos novos posts! 🙂 

Quando você solicita seu orçamento de intercambio, a grande pergunta feita pelo seu consultor é: Acomodação Estudantil ou Host Family? E ai começa a grande indecisão. Começando pelo inicio vou explicar como funciona cada tipo de acomodação:

  • Acomodação Estudantil
    Este tipo de acomodação normalmente fica próximo de alguma faculdade e como o nome diz; é uma acomodação estudantil: somente alunos matriculados em determinados cursos (os que são aceitos pelo prédio da acomodação, seja curso de línguas ou faculdade) podem ficar hospedados neste lugar e normalmente a escola que você está matriculado – no caso do curso de línguas, que entra em contato com a acomodação e fecha o contrato de determinado período.
    A acomodação é um apartamento com dois, três ou quatro quartos individuais (com banheiros privativos), uma sala e uma cozinha conjunta, o é valor pago por semana (aqui na Irlanda os contratos são pagos por semana e não por mês – salvo alguns contratos de aluguel fixo) e não está incluso nenhum tipo de alimentação e nem a luz.
    *cada quarto possui uma chave magnética para abrir sua porta
  • Host Family
    Neste tipo de acomodação, você fica hospedado na casa de uma família local; mais conhecida como Host Family. Escolhendo este tipo de acomodação, sua agencia de intercambio, juntamente com a escola escolhida que intermedia toda a escolha da família.
    No valor pago, normalmente esta incluso alimentação (café da manhã, almoço e jantar; nem sempre todas as refeições estão inclusas), seu quarto privativo e normalmente a host family te recepciona onde você irá chegar na cidade, seja estação de trem ou ônibus (isso deve ser combinado previamente).

Agora que já explicamos o que é cada tipo de acomodação, vamos para nossa experiencia de viver em uma host family.

  • Periodo Contratado
    Contratamos inicialmente, o periodo de duas semanas; porém esse período poderia ser postergado, pois as noticias que tínhamos da cidade era que alugar um lugar definitivo estava bastante difícil, então estávamos preparados para aumentar mais uma ou duas semanas, caso fosse necessário. No nosso caso, conseguimos alugar um apartamento no terceiro dia que estávamos na cidade, então acabamos nos mudando da host family antes do final do contrato – perdemos uma semana de acomodação, pois o valor pago não é reembolsável.
    Todos os check-in nas famílias são aos sábados e o checo-out também.
  • Valor pago
    Nós pagamos €160,00 por semana, neste valor estava incluso café da manhã e jantar.
  • Primeira Impressão é que fica?
    Quando chegamos na cidade, havíamos combinado com o nosso host father dele nos buscar na estação de trem da cidade e ele nos disse que iria demorar uns cinco minutinhos, passou os cinco minutinhos e lá estava ele com seu jeitinho todo Irlandês!
    Ele nos levou para casa, explicando todo o caminho e algumas coisas sobre a cidade. Chegando em casa, conhecemos nossa host mother e deixamos nossas malas no quarto e enquanto nossa host mother fazia o jantar, nosso host father foi nos mostrar o caminho da escola, as áreas boas para alugar apartamento, o centro da cidade, mercados e etc…
    Nossa primeira impressão sobre a host family, foi ótima – até porque estávamos viajando ha duas semanas pelo Reino Unido e assim que chegamos na host family nos sentimos em casa, porém conforme fomos morando com o pessoal, as coisas foram mudando um pouquinho.

  • Pontos negativos
    Começando pelos pontos negativos, que para nós nos incomodou um pouco – mas talvez pra alguns de vocês está tudo bem, vamos lá…
  1. Começando pelo ponto mais importante para nós, comida:
    Algo que me deixou bastante chateada pra não dizer decepcionada, foi o nosso “café da manhã” e o nosso “jantar”.
    Nosso café da manhã não era nem de longe parecido com o famoso Irish Breakfast, o nosso se resumia em: torrada e cereal – ele era servido pela manhã as 08:20 (nossa aula começa as 09:00) e tomando o café neste horário, chegávamos beeeeem cedo na escola porque tudo aqui é muito próximo, então depois de dois dias chegando bem cedo na escola, nós descemos as 08:30 para tomar café e por 10 minutos, a mesa já estava recolhida e pasmem: a host mother já estava passando aspirador na casa; depois desse dia, nunca mais houve café da manhã!
    Nosso jantar, cada dia se tornava mais decepcionante. Quando chegamos na cidade, nossa host mother fez uma lasanha congelada, até ai estava maravilhoso porque estava bem gostosa e fazia dias que estávamos comendo só pizza pelo Reino Unido (a fome é o melhor tempero, né não?). Conforme foi passando os dias, nosso cardápio se resumia em: pizza congelada, lasanha congelada, batata frita e nuggets.
    Todos os dias o jantar era servido na hora que chegávamos em casa, mas sempre entre 18:00 e 19:00 (caso você não consiga comparecer ao jantar, é sempre de boa educação, avisar a sua host family); chegávamos em casa e ela esquentava nosso jantar, em alguns dias nosso host father jantava conosco e pasmem de novo: A comida do nosso host father era diferente não congelada, por exemplo carne moída com batatinha, purê de batata…
    *depois que saímos da host family, fomos em uma loja que é muitíssimo barata e famosa aqui na cidade, se chama Dealz e lá tudo é praticamente € 1,50 e sim, nossas refeições eram todas compradas lá.
  2. A questão de privacidade:
    Tirando o fato da comida, nossa host family era bem atenciosa até demais ahahahaha.
    Juntando o fuso horario da Irlanda (quando chegamos era + 4h), a escola que você fica completamente perdido na primeira semana e a correria de resolver assuntos burocráticos, chegávamos em casa bem cansados e queríamos apenas jantar e dormir.
    Uma bela noite, o nosso host father bateu na porta do nosso quarto e já estávamos deitados; ele entrou no quarto, sentou na cama e começou a conversar com a gente! – agora eu dou risada, mas na hora eu tava quase chorando hahahaha.
    Outro dia que foi bastante estranho e indelicado, foi um dia de manhã, que o João acordou e foi escovar os dentes no banheiro – ele sempre acordava antes de todos pra usar o banheiro, porque na casa tinha apenas 01 banheiro para 06 pessoas (isso é comum na Irlanda); quando ele começou a escovar os dentes, bateram na porta do banheiro e era a host mother e ela precisava usar o banheiro urgentemente; ok, depois que ela saiu, o João entrou pra terminar de escovar os dentes e pasmem de novo: chegou o host father e tirou ele de dentro do banheiro de novo urgentemente e o João ficou esperando pacientemente, cheio de pasta de dente na boca sua vez de usar o banheiro – to rindo mas tava chorando hahaha

  • Pontos positivos
    Apesar desses pontos acima, também achamos muitos pontos positivos em ficarmos hospedados em uma host family, entre eles:
  1. Conhecendo um pouco mais da cultura local:
    Ficar hospedado em uma host family, tem algumas vantagens sobre quem está em uma acomodação estudantil; a principal delas é fazer você se habitua melhor a cultura local e ao sotaque – no caso Irlandês, que não é nada fácil.
    Nosso host father era muitissimo atencioso – e acho que por isso as vezes faltava um pouco de privacidade; ele nos ensinou bastante sobre a cultura Irlandesa e era paciente com nossos erros de inglês, nos fazia corrigir a frase e falar tudo de novo. Isso definitivamente, é um grande diferencial!
  2. Ajuda com tudo que for necessário:
    Imagina que você se mudar de cidade já seja bem difícil, agora imagina isso em outra língua? Você não conhece nada no seu novo lar, não sabe onde é melhor pra comprar as coisas, onde é mais barato ou onde tem mais qualidade.
    Nossa host family foi super atenciosa conosco em tudo que precisávamos, nos auxiliou sobre o que era necessário para abrir uma conta no banco, sobre algumas facilidades que os mercados oferecem, se preocuparam bastante com qual área que iriamos escolher da cidade para alugar um apartamento e quando alugamos nossa casa, eles nos ajudaram a levar nossas coisas para nosso novo lar.


Se precisássemos escolher novamente onde ficar hospedados nas primeiras semanas de intercambio, com certeza ainda escolheríamos a host family por diversos motivos, mas pelo principal: o suporte que você tem quando chega em sua nova cidade.

Achamos valido depois das primeiras semanas, você realmente alugar um apartamento, dividir casa com algum colega da escola ou iniciar sua hospedagem em acomodação estudantil; pois além de ter mais privacidade, você vai aprender a lidar com outras coisas que não são necessárias quando você está na host family; por exemplo, negociar seu apartamento com a imobiliária e outras coisas que exigem o aperfeiçoamento do seu inglês.


É isso pessoal, espero que tenhamos tirado algumas duvidas e caso vocês tenham algum assunto que queiram que a gente conte por aqui é só deixar nos comentários aqui embaixo ou no instagram @maisumapraconta que eu faço um post sobre.

Beijos da Irlanda ♥

Deixe uma resposta